PAISANOS EM PROSA VII - DEISI SEIBERT

Sétima edição. Nem eu pensei que fosse tão longe. Mas o que posso fazer se tenho amigos legais e bons de conversa? Sorte minha. E de quem lê isso aqui. Ou é azar... sei lá! Decide tu aí...

A entrevistada da vez é a Deisi Mônica, uma pessoa tri...... gente, saca? Pois é, isso mesmo, a guria é tão complexa que é melhor eu nem tentar nada além de dizer que ela é a guardiã do Bob Dylan, um YORK que morde os pés da dona enquanto ela digita. Ou tu achas que uma pessoa com Sol, lua, ascendente, marte, vênus, mercurio, saturno e urano em Gêmeos é bolinho ?

Confere aí embaixo.


Deisi Mônica
Deisi Mônica Seibert
33 anos
Professora e formanda em psicologia



SOLO - O que, a cada dia, te faz levantar da cama? Quais tuas motivações atuais?

DEISI - acho que nunca na minha vida estive tão motivada qto agora... levanto cedo mesmo estando em férias. O que tem me feito estar assim é minha maior proximidade de mim mesma. Passei um tempo um pouco longe de mim: "living in survival mode"... estou fazendo um curso de desenho. Por vezes fico até 3h da madrugada desenhando. também tenho escrito demais. Coisas minhas... talvez algum dia alguém leia. escrevo por prazer mesmo.. parece que se alguém ler já meio que pode virar obrigação... aí fica brochante. Tenho escrito tb meu tcc. Mas, isto menos, embora eteja apaixonada pelo tema. Tenho tido a necessidade de resgatar minha essência... isto me distanciou do tcc. O que me motiva a levantar da cama é essencialmente isto: saber que está pela frente mais um dia que me fará uma pessoa melhor (suponho eu...). (na verdade eu teria tanta coisa pra dizer.. mas levaria uma eternidade...)


SOLO - Temos tempo!

DEISI - O que também me motiva é saber que vou me formar em psico na metade do ano. Adoro meu estágio (mas, estou em férias... como disse... por isto não falei nisso antes)! Adoro gente. Aliás, lidar e estar com gente me motiva. Adoro dar aula pra crianças... (isto me motiva) Elas são de uma grandiosidade... já me tiraram tantas vezes do fundo do poço... são muito sensíveis. Sabem como tocar. Gente me motiva.


SOLO - Pois as "gentes" também são as motivadoras do Paisanos em Prosa. São o paraíso e o inferno deste mundo e é justamente essa dualidade que as torna tão interessantes, não é ? Quem é a tua gente ? Qual a gente que te interessa ?

DEISI - "As gentes" me interessam por motivos distintos... Há as gentes da minha futura profissão que me instigam a querer investigar, saber mais sobre com o objetivo de auxiliar (este não é bem o termo..., mas vamos deixar assim, por hora), de saber mais sobre esta tal de mente humana. Há "as gentes" que ensino e que me ensinam. Nossa relação é muito mais leve, lúdica, parque de diversões da alma... Há "as gentes" que me dão o privilégio de sua presença e amizade, que compartilham comigo os mais variados momentos... de choro, de gargalhadas, de filosofia barata (ou não...), de bar, de cozinha de casa, de sala, de arte, de xingamentos... na real tudo é uma grande aprendizagem, seja lá de quais "gentes" eu estiver falando. Todos acabam por me afetar de um modo ou de outro.. mas as relações são diversas.. isso não há como negar. penso que o grande barato é estar aberto a ser afetado e crescer com isso.


SOLO - E onde acabam as gentes e começa a DEISI ? Neste teu mundo de relações intrísicas, neste labirintos de sensações e trocas, é possível ( e/ou necessário ) ser impermeável também ?

DEISI - impermeável? nunca.


SOLO - A solidão não tem função , então (os momentos de solidão)?

DEISI - Não sei dizer onde começa e acaba a tal da Deisi. Nem sei se começa e acaba. Acho que te falei sobre isto... acredito que tudo ocorra no "entre nós". "Eu não sou eu nem o outro / sou qualquer coisa de intermédio". Solidão. Essencial. Mas, isto não quer dizer que o outro não me afete. (desculpa.. celular...)


SOLO - É, neste mundo de celulares é praticamente impossível mesmo!

DEISI - [A solidão] é necessária. Absolutamente. É como um momento de balanço... pra ver como as coisas estão (por dentro e por fora). Balanço em todos os sentidos... "balance": equilíbrio. A solidão nos mantém em em equilíbrio muitas vezes.... Mas, para alguns ela é mais necessário do que para outros... Não gosto de celulares... fiquei um tempãããooo com um motorola bem antigo.. relutando em trocar por achar inútil. Muita gente perguntava se eu não iria trocar... Comecei a ficar com vergonha no dia em que uma aluna de 9 anos comentou sobre a idade do coitado. Fui obrigada a trocar... (ah.. eu achava até meio charmoso... rs.. mas APENAS eu..)


SOLO - E a gente da tua cidade ? Como tu vês ?

DEISI - rs... pergunta difícil esta... Acho que a maioria dos leopoldenses têm a mente MUITO fechada. (Sem falar o tempo que ficamos naquele vai e volta de prefeitos...) Acho estranho como os bares (por exemplo) tendem a fechar logo aqui em SL. Como não há um engajamento para que a cultura tome seu lugar (qual o lugar??). Mínimo que seja. Acho que há grupos que se fecham e se vangloriam por serem diferentes de outros.. e acabam sendo todos a mesma coisa: fechados. Muita crítica... pouca abertura...


SOLO - Não sei se quero apontar a conversa pra este lado, mas não concordo que não haja engajamento pela cultura. Neste sentido sempre achei que o público é o MAIOR culpado... Por outro lado hoje terá reunião do fórum de teatro de SL para decidir as ocupações do teatro municipal para este ano ( dizem que inaugura em final de março ). Certamente terá aquela "choradeira" para priorização e valorização dos artistas locais. Mas será que existe tanto volume de produção aqui para preencher as datas do ano ? Ou do primeiro mês que seja ? E com que qualidade ? Essas foram perguntas ao vento ( podes responder se quiseres ) mas uma específica pra ti: o que ( quem ) te agrada na arte leopoldense ?

DEISI - nao sei se "volume" seja o caso.... quanto à qualidade... tanta coisa é feita em tanto lugar, mesmo sem qualidade.. o que tem qualidade fica.. o restante passa. Embora mutas vezes o que tem qualidade também passe. de qualquer forma, em SL: suzane wonghon, fabrício carpinejar, adoro a voz da Alice, acho o máximo os caras dos beatos.


SOLO - Então tá, Deisi ! O restante é contigo. Mais alguma coisa pra dizer desde teu mundo de reticências, parênteses e inter-relações ?

DEISI - Estranho... quando alguém diz pra gente: fala o que tu quiseres.. ficamos meio sem ter por onde começar, como se tudo viesse à mente ao mesmo tempo. falando em tempo: tenho me sentido assim... correndo contra o tempo, que tem feito a maior pressão na minha cara. Talvez por isto eu durma tão tarde e acorde tão cedo. No dia em que eu reunir tudo o que tenho pensando e escrito... e se minha organização (ou falta dela) me permitir, vou colocar tudo num livro. O principal problema disto tudo é: organização. Meus escritos se perdem no meio de Cds, livros e filmes... pra ti ter uma idéia. Acho muito bacana esta tua idéia de entrevistar "gentes". Também acho legal o tanto que tu estás engajado para fazer algo pela cultura em SL! Sucesso pra ti e pra tua música!


SOLO - O SOLO é quem agradece o Jabá e a entrevista!


NP.: mais Deisi Mônica em http://www.insanme.blogspot.com/

...
..
.