PAISANOS EM PROSA V - MARCUS GRANDE ABÓBORA

Quinta edição! O paisano que passa por aqui desta vez é o MARCUS, pai do METROSSEXUALISMO ABÓBORA. MARCUS era um menino normal e feio, daqueles de cabelão cumprido, gosto pela METAL e pêlos na mão. Um dia, por pura casualidade, ele descobriu que o METAL não lhe dava IBOPE entre as mulheres. Foi quando ele decidiu ser descolê: cortou o cabelo ( e os pêlos ), comprou um "óclinhos" INDIE de aro grosso, trocou as camisetas pretas por camisetas coloridas com nomes de bandas obscuras e/ou fofinhas, atravessou um piercing no lábio, entre outras viad... digo... metrossexualidades. Ele continuou feio e sem mulheres. Mas ao menos sua família e vizinhos vibraram: nunca mais precisaram escutar BLACK SABATH no volume dez nem aturar marcas de botinas espalhadas pelo prédio ( agora ele só usa havaianas da adidas ). Com vocês, o homem de três egos, MARCUS ABÓBORA.



SOLO - O que, a cada dia, te faz levantar da cama? Quais tuas motivações atuais?

MARCUS -Eu adoro Matemática. É sério. Eu me levanto todo dia para estudar e ser, pelo menos, um Matemático razoável. Sendo um Matemático razoável, sei que vou conseguir ter o dinheiro que preciso para sustentar meus verdadeiros vícios: música, literatura, videogames e mulheres. Ou seja, minha principal motivação é estudar para conseguir viver ao lado dos meus hobbies por muitos anos ainda.


SOLO - Teus Hobbies? Hobbie é aquele cara do Menudo, né? Tens vários deles?

MARCUS -Aquele é o Robby. Robby Rosa, se não me engano. Sim, tenho vários. Coleciono livros, CDs e DVDs. Algumas HQs também. Não sei se academia pode ser considerado um hobbie, mas faço todo dia e por prazer. Também gosto de cultura pop. Sou viciado em junkie information. Saber quem é Art Vandelay, o que significa 4 8 15 16 23 42, o ano de lançamento das álbuns dos Beatles, biografias de matemáticos...


SOLO - Eu acho engraçado que hoje em dia, com este grande "disco rígido virtual", que é a www, acessível a todo mundo, as pessoas ainda colecionem coisas. O sentido de posse parece ser mais forte. Junta esta grande oferta de informação e este desejo incontrolável de acúmulo chega-se nesta colcha de retalhos que é a geração de hoje. Dá pra assimilar tanta coisa assim sem ficar apenas na superfície?

MARCUS -Acabei de ver uma reportagem na TV onde um professor da Universidade de Nova York defende o fato de que nossa sociedade está se tornando cada vez mais complexa. Creio que é impossível assimilar tudo. Eu, por exemplo, tenho uma relação diferente com música e literatura. Na música, tento ouvir o máximo que puder daquilo que se convencionou chamar música indie. Klaxons, Arcade Fire e Bloc Party são as bandas que lançaram discos neste ano e que já ouvi. Destes, gostei mais do Arcade Fire, mas ainda não é O lançamento de 2007 pra mim. Como ouço muita coisa, acabo passando por cima de alguns lançamentos e não dou o devido valor. O próprio Arcade Fire é um exemplo. Ouvi duas vezes o disco de estréia deles, de 2005, e achei ruim. Fui no show e achei bom só até a terceira música. Hoje, este disco me é mais precioso que outras obras daquele ano, como LCD Soundsystem, !!! e Franz Ferdinand. O que fiz nos últimos meses, para tentar ser um pouco mais atento, é me concentrar em algum lugar geográfico. O primeiro país que escolhi foi a Suécia. Conheci artistas fantásticos de lá: Peter Bjorn and John, We Are From Barcelona, Soundtrack of Our Lives e Irene são bandas no mínimo excelentes, e que provavelmente não estourarão nunca. A NME não fala delas, muito menos a MTV. Eu procuro ouvir tudo o que chega aos meus ouvidos, mas me concentro em poucas coisas. New Rave, por exemplo. Oivi Klaxons, achei bem meia boca e não irei atrás de outras bandas deste estilo. E com a literatura sou um pouco menos freak. Este ano é meu ano argentino. Vou ler o que ainda não li do Borges, vou ler mais Sabato (que foi uma bela sugestão que recebi em janeiro), Cortázar e Bioy Casares. Vou tentar ler muito e ouvir muito. O que vou assimilar de tudo isso eu ainda não sei. Provavelemnte será muito pouco. Mas acho que só dá para descobrir o que gosto e o que não gosto experimentando desta forma, assim ensandecidamente, o que está ao meu alcance.


SOLO - Um professor da Universidade de Nova York precisa defender que nossa sociedade está se tornando cada vez mais complexa? Podiam perguntar pra mim mesmo, ou pra ti. Até o Lula responderia uma destas. Será que estes bostas acadêmicos não tem mais nada pra fazer? Tenho pra mim que no Brasil nós só teremos sossego quando o (sic) último político for enforcado com as tripas do último intelectual (sic) mas pelo jeito em NY não é muito diferente então. Aproveitando isso, o que a matemática tem feito realmente por nós brasileiros. Como tu achas que podes comprovar o merecimento da bolsa que o governo te dá?

MARCUS -Eu, provavelmente, não farei nenhuma contribuição de valor inestimável para a Matemática. Não sou um Gauss, um Newton ou um Nash. Mas uma coisa que as pessoas não se dão conta é que quanto mais tu estudas, mais tu te aprofundas em algum assunto, mais fácil fica para tu compreenderes assuntos mais elementares. No nível que me encontro, sabendo Análise como sei, Cálculo e Álgebra Linear são elementares para mim. E sendo elementares, são de fácil domínio. Dominando estes assuntos, fica mais fácil para eu ensinar isto para futuros engenheiros, arquitetos e até mesmo médicos, que podem não precisar de Cálculo, mas necessitam de Estatística, por exemplo. Em resumo, posso não contribuir de forma revolucionária com minha pesquisa, mas pelo menos auxiliarei na formação de profissionais mais "práticos".


SOLO - Agora lembrei!!! Hobbies são aqueles anõezinhos do Senhor dos Anéis, né ? Onde tu conseguiste ?

MARCUS -Aqueles são os Hobbits. Eu falei com os descendentes do Tolkien, que mantém os direitos de exploração das linhas ferroviárias até a Terra Média.


SOLO - Vamos falar de coisas sérias agora: tu ainda lês a coluna do Lúcio Ribeiro? Qual é a nova banda sensação da semana?

MARCUS -Sim. É o Klaxons, que já disse que não gosto.


SOLO - E a da semana que vem? Já tens idéia?

MARCUS -Alguma banda obscura que ele verá no South by Southwest, festival americano de música alternativa, realizado no Texas. Não lembro exatamente a banda revelação do ano passado, mas acho que Someone Still Loves You Boris Yeltsin tocou neste festival.


SOLO - Bah! E eu não ouvi nem toda a discografia dos Beatles!

MARCUS -Pois é. Tem tempo que não ouço Beatles. Hoje mesmo estava ouvindo Laibach, uma banda eslovena de industrial que lançou uma versão cover de Let It Be, o disco inteiro, em 1988. Não é tão bom quanto eu achava, mas é interessante. Mas eu ouço tudo isso porque ouço muita música por dia: 4 ou 5 horas.


SOLO - Por que ter um blog ?

MARCUS -Segundo meu FAQ, "porque eu escrevo bem, sou inteligente, tenho boas idéias e opiniões abalizadas sobre todos os assuntos, sou polêmico e possuo um gosto sofisticado. Além disso tudo, ter um blog é mó legal." Mas no fundo é só para me aparecer.


SOLO - Te aparecer? Sei... "pegar mulher". Pensei que para isso tu irias usar a matemática?

MARCUS -Como diz um pensamento muito famoso, "A astrologia é mais importante que a Matemática. Eu já peguei mais mulher perguntando qual era o signo dela do que dissertanto sobre Cálculo Diferencial e Integral." É para me aparecer, mas não para pegar mulher, especificamente. Até porque a audiência do meu blog é ridícula. Deve ter só meia dúzia de mulheres lendo.


SOLO - Só meia dúzia mas até onde eu sei... ããã... bem... eu ainda tô com aquele lance de Hobbies na cabeça... Me lembrei que pode ser o ajudante do Batman.

MARCUS -Estes são os Robins: Dick Grayson, Jason Todd e Tim Drake.


SOLO - Falando nisso, tu acreditas em super-heróis?

MARCUS -Não, eles são muito mentirosos.


SOLO - Tá muito tarde, preciso dormir. O espaço de agora em diante tá aberto pra ti. Vale auto-promoção, pedidos de solidariedade, mensagensinhas de amor, etc. Mas só o seguinte: amanhã eu vejo tua resposta... que o sono pegou legal , ok ?

MARCUS -Tchau pessoas. Não esqueçam de ouvir Beatles, ler Borges e assistir Hitchcock. Se der tempo, visitem meu blog (coloca o link). boa noite, éver!

= # =

acordei na manhã seguinte... olhei a resposta do MARCUS e automaticamente lembrei: Hobbies! Claro! Aqueles de sair da cama, com rendinhas e lacinhos pra amarrar na cintura. Puta merda, mas é bem viad... digo... metrossexual esse cara!

Ah! O LINK tá lá no começo mas eu ponho de novo: http://www.grandeabobora.com

...
..
.