PAISANOS EM PROSA IV - TCHAKARUGA

Ah! Não me peça pra falar do Tchakaruga. Ele é o que todo mundo já sabe. Mas caso você não o conheça é simples: é só identificar o cara mais bebum da festa... e o que mais tem razão. Na verdade por trás (ui!) ele é um cara legal e com quem se pode contar pra várias coisas, menos pra emprestar dinheiro e pra caminhadas matinais. Enfim. Se fosse falar tudo deste cara este post seria muuuito pequeno. Deixa que ele mesmo fale por si.



SOLO - O que, a cada dia, te faz levantar da cama? Quais tuas motivações atuais?

TCHAKA - Motivações atuais? Porra! são tantas, cada vez que dá uma coisa errada, isso me dá mais força, força mesmo, em vez de ficar me lamuriando pelos cantos e me reduzindo, a cada tombo que levo mais alto vou ficando, alto e forte. E não tem motivação maior que crescer a cada dia e ter consciência disso.

SOLO - Tua motivação, então, é o erro ?

TCHAKA - Não! Minha motivação é o que vem depois do erro, o crescimento, a evolução. Eu realmente NÂO acredito muito nas mudanças, tipo (olha como o fulano mudou...) realmente acredito na evolução, as pessoas tiveram cada uma a sua educação, sua formação, suas escolhas e sua história, junta todo e mais um pouco e é só buscar o melhoramento e evolução. (isso é só uma receitinha use-a se quiser)

SOLO - Eu acho que ninguém muda ninguém. Mas acredito no poder de mudança de cada um. Toda evolução é uma mudança mas nem toda mudança é uma evolução, não é mesmo? Tu, Tchaka, tens mudado ou evoluído? Fala sobre este teu caminho...

TCHAKA - Na verdade tenho mudado muito o penteado e evolução, como diz meu amigo Daniel Cunha: Quem evolui são os DIGIMON. Mas falando sério (ou não) esse meu caminho momentos asfalto, momentos pedras grossas. Tem me presenteado com muitas coisas que nos serve como lição de vida. É como um jogo de xadrez, é como a Arte da Gerra de Sun Tzu (acho que é assim o nome dele), não posso dar bobeira, embora dando!

SOLO - E tu tens dado muito? Hãããã... Enfim... esquece essa! Como tu vês a evoluçao da CULTURA em SÃO LEOPOLDO? Aproveita e dá um breve panorama da tua experiência produzindo o SARAU CULTURAL...

TCHAKA - Oba! agora vou fazer o que mais gosto (falar de mim e do meu trabalho, que é do caralho) a evolução da cultura em São Leo, tá uma coisa realmente assustadora... Todo mundo é artista, todo mundo é produtor, todo mundo é tudo. Isso é muito bom, mas me preocupa. Se não houver mais diálogos e união não sei onde pode parar. Quando comecei o Sarau Cultural três anos atrás, tinha o Sarau Filô no Pub Rua Grande, depois ao longo dos três anos, São Leo se tornou a capital mundial dos Saraus. Isso eu acho ótimo, pois o público está sempre lá seja qual for o sarau, seja qual for o local ou o produtor ou os artista, mesmo com o público menor que as "festas" os eventos culturais tem disso, que é o que os torna especiais. Muito orgulho tenho de idealizar e produzir o Sarau Cultural "que é o único que realmente sobrevive aos longos três anos.


SOLO - Essa coisa de todo mundo ser artista... Te preocupa por que ? Saraus ( nos formatos que vemos em São Leopoldo ) não seriam os maiores incentivadores desta atitude ?

TCHAKA - Digamos que São Leopoldo faça um evento em que o público está no palco e os artistas estão na platéia, seria casa lotada. Se só os artistas da cidade fossem assistir eventos culturais, seria casa lotada, mas se a gente depende de público, aí a realidade é outra. Sarau nada mais é do que "xópim" das artes fáceis, todo mundo faz sarau todo mundo se apresenta em sarau, e com certeza é, se não A maior incentivadora, mas tudo bem, o importante de se criar mais TUDO de TUDO. é pegar a peneira depois. Uns anos atrás (pouquíssimos) pra tocar num bar em São Leo as bandas chegavam no bar (qualquer um), mostrava o CD o recortes de jornais e o caralho a quatro e nunca dava certo. Hoje tu chegas lá e diz que toca apito e que isso é cultural e que vai dar uma galera. o bar (qualquer um) te abre as pernas na hora. Isso é a evolução da cultura em São Leo.

SOLO - E, na tua visão, nessa peneira posterior, tem sobrado muita coisa de valor ?

TCHAKA - Essa peneira não chegou ainda, mas quando chegar, aí vai ser bom. e ficarei muito feliz de poder acompanhar de perto tudo isso. pois acho que tem muita coisa boa nessa cidade...

SOLO - Cita alguns exemplos...

TCHAKA - Exemplos eu não vou citar, mas vou relembrar que São Leopoldo nunca teve tanto espaço para o "artista criador" de uns três anos pra cá, começou a aparecer muitos artistas bons e o melhor com trabalhos próprios. Antes disso só tinha cover (nada contra) mas para um péssimo entededor de música como eu, acho que posso dizer que tem "alguns" dedos meus nessa "evolução" cultural. Só falta agora a tal da peneira.

SOLO - Ser produtor é ser político por natureza? Em qual das posições tu te sentes melhor? O que é a figura do produtor, pra ti?

TCHAKA -

[ Entrevista feita por MSN. O entrevistado não respondeu a última pergunta. Disse que no ano que vem talvez role. Não esperarei nem sentado. ]

...
..
.