PAISANOS EM PROSA II - VINÍCIUS SELBACH

Este aí é dos meus. Contrabaixista acústico - sim... ele é o baixista da SINPLATA -, bossanoveiro e mentiroso de primeira... Hehehe... Ok! Retirem o mentiroso! Vinícius é amigo de largos tempos, de papos libertos, de sons de "imprevisto", e de muitos silêncios recheados de sentido. Conheci Borges por intermédio dele e prá quem entende o que quero dizer talvez nem seja preciso dizer mais. Também amante dos ecos do Prata esse rapaz é uma fonte riquíssima de mansidão e tranquilidade. Mas é preciso que se diga: o guri TEM OUTRO POR DENTRO, tal qual em O MÉDICO E O MONSTRO. Um é o que descrevi aí em cima. O outro é o ladino, de nacionalidade incerta, que atende pela alcunha de GUTIERREZ. Ainda não se sabe quem é o médico e quem é o outro.

VINÍCIUS SELBACH

VINÍCIUS SELBACH
33 anos
Professor ( desempregado, ele trata de frisar ) / Baixista
São Leopoldo



SOLO - O que , a cada dia , te faz levantar da cama ? Quais tuas motivações atuais ?

VINI - Tenho que pagar o alugel ! e também tentar trabalhar em algo possa me dar um pouco de satisfação.


SOLO - O aluguel e o trabalho ? Bah! Um homem concentrado no funcional... O que é esse algo que te dá satisfação ? Já descobriste ?

VINI - Trabalho porque preciso da grana . Mas o que me motiva hoje é tentar unir o prazer ao trabalho, ou seja, trabalhar em alguma coisa que me realize pessoalmente. De outra forma ficaria na cama o dia todo , hehhee...


SOLO - É , acho que esse dilema se aplica à quase totalidade das pessoas . Mas a escolha do curso de letras já era uma via para essa conciliação ?

VINI - Sem dúvida, minha opção pelo curso de Letras faz parte de uma escolha e, podemos dizer, de um caminho que já venho tentando trilhar há algum tempo. De tentar fazer coisas que gosto e que me dão prazer.


SOLO - Sei que um dos teus maiores interesses são os livros . Como que foi teu ingresso no mundo da leitura e o que andas lendo atualmente ?

VINI - Isso já vem comigo desde criança! Lembro que minha mãe sempre trazia livros de historinhas pra mim quando ela saia . Lembro que meu pai costumava ler histórias pra mim antes de dormir, isso foi fundamental! Também lembro de um livro que ganhei da minha tia quando tinha oito anos, viagens de Gulliver. Vem daí... Também lembro que eu tinha um amigo, e o pai dele tinha uma biblioteca enorme... eu ia na casa dele e só ficava lendo. E meu amigo já meio puto comigo: " Vamos brincar !!". Estou lendo agora " O Banquete de Platão"... tentando entender um pouco de filosia!! Também tô lendo uma coletânea de Crônicas do Fernando Sabino: que foi fundamental na minha adolescência.


SOLO - Além do Fernando ? Quais outros são fundamentais prá ti ?

VINI - minhas leituras são bem variadas: na minha adolescência quase tudo do Luis Fernando Verissimo, um livro que me marcou muito foi Grandes Esperanças do Dickens. também a Náusea do Sartre...A Peste do Camus na minha fase existencialista... hehehe... tambem gostava dos americanos: Hemingway, o Fitzgerald e Henry Miller mas eu cheguei a todos esses caras através das referências do que eu lia em caras como o Verissimo e o Sabino.


SOLO - e o Borges ? Tu foste o cara que me apresentou Borges ...

VINI - ah é tambem li o Aleph do Borges , sem duvida foi algo que me impressionou pelo misterio que representava... porque muita coisa eu nao entendia hehehe


SOLO - Eu acho que as pessoas estão lendo e escrevendo muito mais com esta onda blogueira. Que tu achas disto ?

VINI - acho legal que as pessoas estejam escrevendo mais , acho o blog uma ferramenta super legal, é um novo fenômeno que ainda vai dar muito "pano prá manga". quero dizer como um fenômeno da comunicação e um fenômeno linguistico, por um outro lado acho que mais a longo prazo a web , como um todo, pode influenciar a relaçao das pessoas com os livros


SOLO - Tu achas que a tecnologia vai acabar com o livro ? ( pergunta besta, eu sei )

VINI - acho que não é uma pergunta besta, não sei se irá acabar, mas talvez mude algo... As pesoas dizem que não, mas acho ainda cedo pra dizer... a internet existe há muito pouco tempo, ainda não sabemos das implicações dela no futuro. mas eu gostaria de dizer algo que acho muito importante, essa formação literária que eu tive se deu graças ao fato de, quando guri, eu viver a duas quadras de um biblioteca pública com um ótimo acervo, que era a biblioteca municipal de São Sebastião do Caí. ou seja, é importante que as pessoas tenham acesso aos livros.


SOLO - Sinceramente eu acho que as pessoas precisam mais de INTERESSE do que de acesso aos livros, não achas ?

VINI - Não sei, acho que o acesso também pode estimular o interesse . Claro, que a pessoa tem que gostar da coisa.


SOLO - Pode ser... acho que essa é minha visão existencialista... Heheheh

VINI - hehehe


SOLO - Eu acho que comecei a me interessar por música especialmente através da canção brasileira e o poder das suas letras e não tanto pela música em si. Contigo foi assim também ?

VINI - Bueno. Minha relação com a música veio de duas formas: através de meu pai que gostava de jazz, Frank Sinatra, e música clássica. A MPB eu vim a conhecer com meus primos mais velhos: no final dos anos 70, eu ia na casa deles e eles estavam escutando A Cor do Som, essas coisas da época, Caetano Veloso o Rei Roberto, hehehe...


SOLO - Tua vó era pianista, né ?

VINI - Minha tia avó tocava no cinema-mudo. Minha avó também aprendeu a tocar piano, mas a mãe dela ficou viuva e têve que vender por causa da grana


SOLO - Dá algumas dicas de boa música prá gente - além da SINPLATA, é claro, que o pessoal aqui já deve conhecer.

VINI - hahaha essa é imperdível ( a SINPLATA ). Por incrível que pareça ultimamente não ando ouvindo nada de musica... Mas vou indicar : The Way Up, o último cd Pat Metheny Group, pra quem gosta de música instrumental tratada de uma maneira conceitual, indicaria também o novo cd de milongas do Vitor Ramil , assim que ele sair. Também indico um documentário "Meu Tempo é Hoje" sobre a música e a vida do Paulinho da Viola.


SOLO - E a pergunta fundamental desta entrevista: por onde anda GUTIERREZ ?

VINI - ahahahah... a lo mejor perdido por la pampa Uruguaya y Argentina.


SOLO - Prá encerrar então, cara. O SOLO é teu... Habla a tu gusto, paisano...

VINI - ah gostaria de aproveitar o grande número de leitores do teu Blog pra convidar as pessoas( e tu tb) para lerem o meu blog ,que estou reativando: sur605.blogspot.com. gostei da entrevista! boa idéia !

...
..
.