PAISANOS EM PROSA I - ZACK

A partir de hoje o SOLOURBANO orgulhosamente apresenta PAISANOS EM PROSA, uma série de entrevistas com pessoas interessantes que eu conheço e - mais importante - aceitaram dar uma entrevista prá este BLOG. Espero que gostem...

Então é isso... foi dada a largada!

O primeiro entrevistado é o...

CARLOS ZACK JUNIOR

CARLOS GILBERTO "ZACK" WOLF JUNIOR
19 anos
Téc. Informática / Baterista
São Leopoldo



SOLO - O que , a cada dia , te faz levantar da cama ? Quais tuas motivações atuais ?

ZACK - Motivação é uma coisa difícil, tem dias que eu levanto só pq sei que vou poder deitar quando chegar do trabalho, mas, o que mais tem motivado é mesmo a música, e alguns rostos que a gente cruza, alguns amores, alguns prazeres, nada muito especial, basicamente amigos, bandas, música, mas tenho planos pra mudar algumas coisas, é lógico.


SOLO - Algum plano concreto que queiras falar ?

ZACK - Os planos são restritamente profissionais, tirar cursos, mudar de emprego, não consigo planejar o que vou fazer da minha vida num período maior do que sei lá, uns 2 ou 3 meses prá frente.


SOLO - Quais as dificuldades com a motivação ?

ZACK - É tu ver que algumas pessoas não mudam, algumas coisas vão sempre ser a mesma coisa, não tem como tu te sentir motivado quando tem alguém não motivado junto, a dificuldade é conviver com essas pessoas, a dificuldade na real, é conviver com pessoas, todos tem opiniões diferentes e a maioria acha que sua opinião é a verdade universal, isso é complicado e muito chato.


SOLO - De que forma a música serve como propulsora da tua motivação ?

ZACK - A música, é complicado explicar, mas de certa forma, a música sempre tem alguma coisa pra te dizer, sempre tem algo pra conversar, o principal programa do meu fim de semana é o ensaio religioso da Monodia no sábado. Numa entrevista da banda foi dito que economizamos um monte em terapia porque a música é nossa terapia em grupo, e pô, quem não se dá ao luxo de chegar em casa, apagar a luz e por um BOM disco a rolar? É algo! Tem gente que chega e liga a TV, ou abre um livro. Eu coloco um disco.


SOLO - Enumera alguns discos BONS prá se "rolar" ?

ZACK - No geral, achei, há um tempo, um discão que um amigo me mostrou e eu catei pra baixar na internet, Outback, um cara chamado Joe Farrel, com uma banda muito boa, jazzão lindo de ouvir. Gosto muito de Sigur Rós, sempre escuto muito eles, principlamente Agaétis Byrjun, esse cheguei a comprar o cd original mesmo tendo as MP3, Damien Rice vem a algum tempo no playlist, escuto muito os improvisos da Monodia, coisas que gravamos em fitinhas k7 nos ensaios, Queens of The Stones Age, o primeiro disco deles "R", mas essa banda não nesse ritual de deitar e apagar a luz, esses são mais pro dia-a-dia, vou só citar mais umas, Hurtmold, Os Afro-Sambas que tu mesmo gravou pra mim. Gosto de coisas calmas pra ouvir deitado. Atualmente, tenho escutado Mars Volta, os dois discos deles, ambos muito bons, Regina Spektor, esse me falaram pra baixar no msn e acabei gostando um monte, achei um disco Nara Leão, Edu Lobo e Tamba Trio no slsk, muito bom, tenho escutado um monte, Sonic Youth, depois de ir no show deles voltei a escutar bastante, Low, Nada Surf, Slint, Lovage, Portishead e por aí vai.


SOLO - Gostaria que falasses um pouco sobre como andam as coisas com a MONODIA. Além disso, quais os teus outros projetos musicais atuais e em que pé estão ?

ZACK - Tá tudo em fase de gravação ou Stand by, a Monodia tá numa fase boa, nós estamos nos sentindo bem com o que estamos fazendo, estamos pra gravar um disco com toda calma do mundo pra que saia o mais fiel ao que imaginamos e estamos fazendo bons shows também, tocamos com muitas bandas que gostamos esse ano, toco percussão no Poesia, Ruídos & Samba que também está pra gravar, queremos começar o ano com material novo, e tem mais uns projetos com um cara aí que nunca tem tempo pra ensaiar. (N.E.: ele tá falando da NEGO ALBINO)


SOLO - Como foi estar lá no CLARO QUE É ROCK e ver nomes como Sonic Youth na tua frente ?

ZACK - Foi massa, tinha visto Arcade Fire que acabei esquecendo de citar nos discos anterirores ali a pouco tempo e depois vi esses shows todos, às vezes vale a pena economizar alguns tostões, esse é um dos motivos que a música me motiva, bandas boas, que fazem shows bons de se ver.


SOLO - Pergunta fatídica: o que é ROCK ?

ZACK - Eu curso Ciência da Computação, jornalistas que gostam de explicar estilos e rotular bandas.


SOLO - Neste sentido, tu achas que o "jornalismo" tem ajudado ou atrapalhado ?

ZACK - Olha, tem muito jornalista que adora criar moda, banda do momento, verdades universais, eu não sei dizer se atrapalha ou ajuda, eu simplesmente não acredito muito nisso, existem ótimos críticos e bons jornalistas por aí, mas acho que imparcialidade hoje em dia tá ficando raro, eu andei até escrevendo sobre o claro q é rock, não achei que me saí mal, mas também notei que é dificil falar algo sem dar tua opinião pessoal, mas acho que como em qualquer profissão, existem os bons profissionais e os que só estão ali pelo dinheiro, fama ou enfim, seja lá o que for.


SOLO - Mas tu vês sentido na imparcialidade ?

ZACK - Cara, na música é um pouco mais dificil do que dizer assim, eu escrevo sobre esportes então vou falar sobre ambos os times sem dar ênfase ao time que gosto, mas julgar música sendo imparcial é complicado né? Se eu não gosto de algo, como vou conseguir fazer alguém que gosta daquele determinado tipo de música ler minha resenha sem ofender minha mãe? É isso que eu estou dizendo, conseguir tocar somente o ponto crítico, tipo, como música, com arte e enfim, não como a minha banda preferida ou a banda que eu odeio.


SOLO - Em tuas bandas há alguma preocupação de se valer da mídia para ajudar a divulgar os trabalhos ? De que forma isso é feito ? Há uma boa recepção ?

ZACK - Pra ter uma idéia um dos caras que trabalha comigo sempre me pergunta da minha banda e temos site e eu nunca tinha passado pra ele, ele descobriu nossos site procurando no google se não me engano, divulgamos só o possível mesmo, shows, amigos, internet, mas no geral, como a divulgação é pouca a recepção é quase total, mas queremos sair do estado pra tocar no próximo ano com a Monodia. A Poesia, Ruídos & Samba vai divulgar através do material novo agora e fazer uns shows também.


SOLO - A internet deu uma grande socializada no acesso à informação. Além disso , outras tecnologias facilitam cada vez mais os registros sonoros. Isso tudo facilitou demais a vida de quem quer fazer música. Como tu vês esta evolução na cena (eu odeio esta palavra) da tua região ?

ZACK - Antigamente uma banda gravava uma fita K/7 demo e mandava pras rádios, hoje em dia tu grava, faz um site na internet e coloca as músicas pra download, mandaum email e os caras baixam tuas MP3 direto do site, acho que foi um pulo grande, e isso não só como banda, como público, quantos discos tu baixou nos ultimos tempos? Eu não lembro e nem chuto perto, tu acha bem dizer tudo que tu quiser. Acho que pra cena (também odeio) foi ótimo, hoje em dia é só querer ter uma banda, fazer sucesso é outra história, mas ter uma banda é só querer.


SOLO - E o RAP cara? já vi gente importante dizendo que é a nova onda, o precursor da canção, o repente do novo milênio e blá-blá-blá... O que tu achas ?

ZACK - Bom, eu ouvi a alguns anos alguém falar que Strokes era a salvação do rock, deve ter sido a mesma pessoa então...


SOLO - Então era isso... Prá encerrar, algo a dizer ?

ZACK - Já que eu disse divulgação, vou fazer uma propaganda.
www.monodia.com.br / www.tramavirtual.com.br/artista/monodia


...
..
.